sexta-feira, 7 de maio de 2010

TV 3D sem óculos já existe e está em demonstração

Assista ao video acima e observe a reação das pessoas à demonstração de uma das primeiras tvs 3d, instalada em um corredor de um shopping na cidade de Sofia, na Bulgaria.  Esta tv já esteve inclusive em demonstração em diversos locais aqui no Brasil.

Não é segredo para ninguém que uma das minhas principais áreas de atuação é desenvolver conteúdo para óculos e projeções 3d. Então eu não poderia deixar de comentar esta notícia.

Há algum tempo começou a se falar sobre a Tv 3d . A Philips foi uma das empresas que desenvolveu o primeiro televisor que usa a tecnologia 3d sem óculos. Outras empresas prometem embarcar na onda e também lançarem tvs 3ds , algumas usando óculos e outras não. O que eu quero dizer que está próximo o dia que nós podermos assistir um filme 3d na sala da nossa casa. Claro que não será este ano e talvez nem o ano que vem mas esse dia vai chegar e não vai demorar muito.

Na verdade você já pode adquiir uma tv 3d se tiver muito dinheiro mas ainda falta conteúdo. O que vai fazer com uma Tv 3D se não existe nenhum conteúdo disponível ?

Claro que já estão começando a aparecer pessoas que estão promovendo e incentivando a criação de conteúdo em 3d. Uma destas pessoas é o influente diretor de Titanic , James Cameron que está fazendo de tudo para alavancar esta tecnologia. Depois de criar equipamentos especiais para filmes 3d e de fundar um grupo nos EUA para incentivar os cinemas a adotarem a tecnologia 3d ele parte para o incentivo à criação de contéudo 3d, sendo ele mesmo um dos que está produzindo um longa-metragem em 3d com previsão de lançamento para o final deste ano ou começo do ano que vem.

UPDATE: realmente James Cameron produziu um longa em 3d e não foi um filme qualquer , nesta altura, em março de 2010, como todos já devem estar sabendo, trata-se do filme  de maior bilheteria da história do cinema, AVATAR,  e que possui a mais avançada tecnologia em 3d.

Especula-se que até o final de 2011 será lançado um  dvd blu-ray com o filme em formato de óculos 3d. Para o final deste ano e começo do próximo ano o filme será lançado em dvd mas sem a opção de assistir em 3d.


Nenhum comentário:

Postar um comentário