segunda-feira, 15 de março de 2010

Sete veículos futuristas que poderão estar nas ruas em breve

Claudio R. S. Pucci

Todo mundo ri quando vê aqueles filmes de ficção científica ou revistas em quadrinhos dos anos 50, onde o ano 2000 era imaginado com pessoas dirigindo carros voadores, andróides garçons e esteiras rolantes como calçadas. Algumas vezes a fantasia acaba inspirando cientistas e designers e alguns produtos tornam-se reais.

» Veja mais fotos

O seriado Star Trek fez com que cientistas do MIT estudassem uma maneira de criar um raio trator e testes positivos foram anunciados no ano passado, assim como pesquisadores da Universidade de Washington tentam criar tricorders iguais ao que o Dr. McCoy usava, ou seja, um aparelho manual que escaneia o corpo de uma pessoa.

E é com essa idéia em mente que algumas companhias automotivas e pessoas ousadas e "loucas" estão desenvolvendo formas alternativas para que o homem se desloque de um lugar para o outro. Obviamente que o caráter de sustentabilidade é um dos elementos-chave para essas criações. Sendo assim, encontramos sete diferentes projetos em meios de transporte que já estão em andamento e em dez anos ou menos estarão nas ruas. E existem muito mais vindo por aí.

1) Voar é com o Martin Jetpack: este já existe e voa mesmo. Uma espécie de helicóptero particular para um passageiro que você acopla nas costas e passeia por aí. Segundo o site do produto, a idéia é começar a comercializá-los nos EUA ainda este ano (quem comprar será obrigado a fazer um curso de pilotagem do aparelho). É estimado que consiga subir até 2,4 mil metros e autonomia para até 51 quilômetros em velocidade máxima. E se o motor parar no ar, ainda tem um paraquedas para a descida não ser catastrófica.

2) Nas ruas com o Honda 3R-C: o triciclo conceito da Honda apareceu no Tokio Motor Show, mas será apresentado ao mundo no International Motor Show de Genebra ainda este ano. Elétrico, para um passageiro, o 3R-C possui um parabrisas que cobre o banco quando ele está estacionado, protegendo-o do calor ou chuva. Além disso, este "teto" possui células de captação de energia através da luz solar que recarrega o triciclo quando parado.

3) Ciclistas do futuro no London Garden: numa competição realizada em 2009 em Londres, designers foram desafiados a imaginar como seria a capital inglesa em 2030 e como as pessoas se deslocariam. O London Garden seria uma grande área sem carros, mas com bicicletas, ônibus e scooters especiais. Para os ciclistas o projeto prevê uma bicicleta de vanguarda que produz energia com as pedaladas. Ao serem dobradas e acopladas em um compartimento do ônibus, recarregam o grande veículo com eletricidade e isso vale a passagem. O projeto é do sueco Mårten Wållgren, com os seus alunos da Royal College of Art.

4) Desloque-se pela cidade com o SkyTran: este veículo para duas pessoas com acesso a web e opções de entretenimento anda sob trilhos especiais, movido a energia elétrica é, segundo o fabricante Unimodal, 10 vezes mais barato que uma linha de trem urbano. Pode se deslocar a uma velocidade de 70 km/h na cidade e 240 km/h em percursos entre cidades e consegue deslocar 14.000 pessoas por hora. A Unimodal tem um contrato de troca de tecnologia com a NASA, justamente para desafogar o trânsito nas grandes cidades.

5) Movendo cargas com o Universal City Truck: a empresa de pneus Michelin conduz anualmente nos Estados Unidos um concurso para designers apresentarem seus conceitos de carros do futuro. Alguns deles acabam sendo adquiridos por grandes empresas automobilísticas e se tornando realidade como o Venturi Volage e o Nissan MIXIM EV. Um dos vencedores deste ano foi o projeto dos russos Andrey Khrenov e Alexander Fedotov, um caminhão com motor elétrico em cada roda e carroceria de alumínio para transporte de cargas dentro da cidade. Detalhe: o motorista se senta no meio de uma cabine de vidro para melhor visualização.

6) Fazendo turismo com o OEX-13: criado para a FIAT pelo designer Hamid Reza Bekhradi, tem produção prevista para 2020 numa parceria com a IVECO. O OEX é meio ônibus, meio caminhão para viagens de aventura. A janela panorâmica dá um show de visualização para seus 15 passageiros e será alimentado por energia solar. Detalhe, sua traseira abre e tem uma ¿sacada¿ extensível para que os turistas possam tirar suas fotos à vontade. Vem com binóculo acoplado ao vidro também.

7) Esperando o ônibus num ponto para lá de moderno: o projeto Eye Stop, desenvolvido por Carlo Ratti, chefe do Senseable City Lab no MIT e por sua equipe, tem duas versões: parada coberta ou somente o poste da parada. Em ambas, o passageiro pode, através de uma tela touch screen, conferir o trajeto dos ônibus, acessar internet e email, verificar melhores rotas e ainda há espaço para vídeos de propagandas sem som. Em outubro próximo a cidade de Florença na Itália, uma das patrocinadoras do projeto, recebe os primeiros exemplares para testes de durabilidade. Para 2011 estão previstos a entrega de 200 pontos e mil postes na Europa e nos Estados Unidos. Detalhe: é à prova de pichação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário