terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Recuperando arquivos em partições ReiserFS

ct

    Recuperando arquivos em partições ReiserFS

    Dicas do Guia do Hardware

    Existem vários programas destinados a recuperar arquivos deletados em partições FAT32 e NTFS, e outro tanto em partições EXT2 ou EXT3. Entretanto, se você usa uma partição ReiserFS, está sem sorte, pois a estrutura do sistema de arquivos é muito complexa, o que torna quase impossível recuperar arquivos deletados. Certo? Errado! :) Recuperar arquivos em partições ReiserFS é bastante simples e dispensa o uso de ferramentas adicionais. Veja como. Carlos E. Morimoto
    03/04/2007


    Recuperar arquivos deletados é sempre uma tarefa ingrata, que exige uma boa dose de conhecimentos, as ferramentas corretas e até uma certa dose de sorte.

    Existem vários programas destinados a recuperar arquivos em partições FAT32 e NTFS, do Windows e também um número considerável destinados a recuperar arquivos em partições EXT2 ou EXT3.

    Entretanto, se você tem uma partição ReiserFS, você está sem sorte, pois a estrutura do sistema de arquivos é muito complexa, o que torna quase impossível recuperar arquivos deletados. Certo?

    Errado! :)

    Recuperar arquivos em partições ReiserFS é bastante simples e dispensa o uso de ferramentas adicionais. O próprio reiserfsck, utilizado para verificar e corrigir corrupções no sistema de arquivos, permite recuperar arquivos deletados (acidental ou propositadamente) de uma forma bastante simples.

    Comece desmontando a partição onde estão os arquivos, usando o comando "umount", como no exemplo abaixo:

    # umount /mnt/hda6

    Se os arquivos estão dentro da partição principal, onde está instalado o sistema, então a única opção será reiniciar o micro e dar boot usando um live-CD. Praticamente todos incluem o reiserfsck, de forma que você pode simplesmente usar a distribuição que tiver a mão.

    Com a partição desmontada, comece fazendo o teste básico do reiserfsck, so para checar a partição e corrigir qualquer erro em sua estrutura:

    # reiserfsck --check /dev/hda1

    Ele exibe um aviso:

    Do you want to run this program?[N/Yes] (note need to type Yes if you do):

    Ou seja, você precisa digitar "Yes" para continuar. Caso apenas dê Enter, ele aborta a operação.

    Ele vai verificar toda a estrutura do sistema de arquivos e indicar os erros encontrados. O próximo passo é usar a opção "--fix-fixable":

    # reiserfsck --fix-fixable /dev/hda1

    Este segundo comando efetivamente corrige todos os erros simples, que possam ser corrigidos sem colocar em risco as demais estruturas do sistema de arquivos.

    Agora que a estrutura da partição foi verificada, chegamos finalmente à etapa da recuperação dos arquivos.

    Esta opção permite recuperar arquivos recentemente deletados, que ainda não tenham sido fisicamente subscritos por outros. Se você acabou de deletar um arquivo, ou mesmo uma pasta com vários arquivos, a chance de conseguir recuperá-los é de quase 100%.

    O mais importante aqui é executar o comando assim que os arquivos foram deletados, pois quanto mais tempo você usar o micro, menor será a chance deles serem recuperados.

    Para isso (ainda com a partição desmontada), use o comando abaixo, especificando a partição onde estão os arquivos:

    # reiserfsck --rebuild-tree --scan-whole-partition /dev/hda6

    O teste pode demorar mais de meia hora, de acordo com o tamanho da partição, por isso tenha paciência. No final, monte a partição novamente e verifique o conteúdo da pasta "lost+found" dentro dela. Esta pasta fica originalmente acessível somente para o root, mas você pode alterar as permissões, de forma a conseguir acessá-la usando seu login de usuário usando o comando "chown -R", como em:

    # chown -R joao lost+found

    O maior problema é que o reiserfsck nem sempre consegue recuperar corretamente os nomes dos arquivos (apenas o conteúdo), por isso você vai muitas vezes sair "catando" os arquivos importantes, abrindo e renomeando cada um. Para facilitar, você pode organizar os arquivos baseado no tamanho, por exemplo. Outra dica é visualizar os arquivos usando o Konqueror. Mesmo sem as extensões, ele consegue distinguir corretamente os diferentes tipos de arquivos e inclusive mostrar a previsão de conteúdo (caso a opção esteja ativada nas preferências):
    fs_html_mf896a7c
    A opção "--rebuild-tree –scan-whole-partition" verifica cada setor da partição, procurando por arquivos que não constem no índice, ou seja, arquivos que foram deletados, mas que ainda continuam presentes na superfície magnética dos discos. Nunca interrompa o teste, caso contrário você não vai conseguir acessar nada dentro da partição até que recomece e realmente conclua a operação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário