sexta-feira, 25 de maio de 2012

IBM Lotus Symphony 3.0.1 (download direto)

"Um boa opção no Windows, rápido e estável, mais indicado que o OpenOffice, inclusive, mas só no Windows, pois perde pontos nas outras plataformas"

Análise de Bruno da Silva Lima



Editor: 

Público: 

Prós

  • Visual moderno e bem atraente
  • Atalhos de tecla padrão de suítes em Português do Brasil
  • Navegador integrado
  • Galeria de clip-arts e plugins para baixar e instalar direto do programa
  • Consumo de memória RAM baixo (por volta de 90 MB)
  • Tradução para Português do Brasil bem feita

Contras

  • Requer um espaço considerável em disco para ser instalado
  • Não vem com ferramenta para banco de dados (como o Access ou Base, por exemplo)

A suíte de programas para escritório grátis criada pela IBM a partir dos códigos do famoso OpenOffice.org Em português Bronze, compatível com os mais populares formatos de documentos (DOC, TXT, ODT, RTF, XLS, ODS, PPS e outros particulares como o DOCX, XLSX e PPTX introduzidos no Microsoft Office 2007).

Os editores de texto e de planilha do IBM Lotus Symphony são derivados de longas disputas, desde a década de 80, pelo mercado de aplicativos para escritório. O Microsoft Office levou a melhor, mas as apostas da IBM sempre foram sinônimo de qualidade e inovação no ramo. Veja abaixo os ícones de cada aplicativo (editor de texto, planilha e apresentações):

/imagens/materias/Bruno%20Lima/i1.png      /imagens/materias/Bruno%20Lima/i3.png      /imagens/materias/Bruno%20Lima/i2.png

Ainda com fôlego

Hoje em dia ele não atinge o público que a suíte do Bill Gates domina, a briga dele é com as opções grátis, como o famoso OpenOffice.org Em português Bronze, por exemplo, mas não deixe de ser uma grande opção na categoria.

Vem com um sistema diferente para rolar os aplicativos, em vez de colocar novos botões na barra de sistema, abre tudo em abas dentro de um painel próprio, o que poupa um pouco de memória e deixa tudo mais organizado, portanto, não há três ícones no sistema, apenas um para o Lotus. Veja:

Conta com os recursos padrão dos softwares da categoria, então, não será difícil se adaptar a ele, além de vir com opções exclusivas, como os menus contextualizados. Dependendo da tarefa que está sendo executada, ele exibe ferramentas nos menus que podem ser úteis, quase sempre ele acerta, mas em algumas situações praticamente viaja.

Lotus X OpenOffice

Além de mais estável e rápido no Windows, o programa da IBM conta com um visual mais incrementado e que não tende a imitar o Office, vem com menus flutuantes, muito mais práticos do que barras laterais fixas comuns e foi um dos primeiros a suportar os novos formatos de documento da Microsoft (DOCX, por exemplo).

Ambos, o arquivo de instalação e a instalação, ocupam mais espaço em disco (isso talvez nem seria uma coisa tão ruim, já que, hoje em dia, os HDs já estão com espaço suficiente e isso, talvez, seja o motivo de estabilidade maior).

Roda em Windows XP, Vista, 7

Disponível nos idiomas:  Português Português  
Download IBM Lotus Symphony


Fonte: http://www.superdownloads.com.br/download/40/lotus-symphony/#ixzz1vu39Q78W

Nenhum comentário:

Postar um comentário