quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Thunderbolt é uma tecnologia de E/S revolucionária compatível com monitores de alta resolução e dispositivos de dados de alto desempenho através de uma única porta compacta

Thunderbolt

Apresentando Thunderbolt.

A E/S mais rápida e mais versátil de todos os tempos

Thunderbolt é uma tecnologia de E/S revolucionária compatível com monitores de alta resolução e dispositivos de dados de alto desempenho através de uma única porta compacta. Ela estabelece um padrão em velocidade, flexibilidade e simplicidade. E está presente no MacBook Air, MacBook Pro, iMac e Mac mini.

Tecnologia poderosa que resultou de uma cooperação poderosa.

A tecnologia Thunderbolt começou nos laboratórios da Intel, partindo de um conceito bastante simples: criar uma tecnologia de entrada e saída superrápida que aceitasse praticamente qualquer dispositivo. Depois de um trabalho conjunto entre a Intel e a Apple, a Thunderbolt saiu dos laboratórios diretamente para os novos computadores Mac.

A Intel foi coinventora das tecnologias USB e PCI Express, hoje amplamente adotadas para transferência de dados. A Apple inventou a tecnologia FireWire e foi fundamental na popularização da tecnologia USB. Toda essa experiência viabilizou a Thunderbolt, a tecnologia de E/S mais poderosa e flexível já presente em um computador pessoal.

Uma porta pequena, mas com inúmeras possibilidades.

Hoje, tanto o MacBook Air, como o MacBook Pro, iMac e Mac mini permitem acessar uma grande variedade de periféricos de alta velocidade e monitores de alta resolução com uma única porta compacta. A razão por trás disso é que a Thunderbolt tem como alicerce duas tecnologias fundamentais: PCI Express e DisplayPort.

PCI Express é a tecnologia que conecta todos os componentes de alto desempenho a um Mac. E ela foi incorporada à tecnologia Thunderbolt. Ou seja, você consegue conectar dispositivos externos como arrays de RAID e soluções de captura de vídeo diretamente a um Mac‚ com desempenho PCI Express. Isso é inédito em um computador. A tecnologia Thunderbolt ainda oferece 10 watts de potência para os periféricos, para que você possa lidar com grandes projetos mais complexos. Já com a tecnologia PCI Express, você usa os periféricos USB e FireWire existentes e até se conecta a redes Gigabit Ethernet e Fibre Channel usando adaptadores simples.

Toda essa potência e tranferências de dados em alta velocidade trafegam pelo Apple Thunderbold Cable, um dos dos cabos mais avançados já fabricados até hoje. Nenhum cabo conseguiu fazer tantas coisas sozinho e com uma velocidade tão espantosa. Ele não conecta só dispositivos de alto desempenho. Ele tem um grande valor individual.

Como a tecnologia Thunderbolt se baseia na tecnologia DisplayPort, o padrão de vídeo dos monitores de alta resolução, você consegue conectar qualquer monitor Mini DisplayPort diretamente a uma porta Thunderbolt. Para conectar um monitor DisplayPort, DVI, HDMI ou VGA, basta um adaptador.

Desempenho e expansão mais rápidos e mais inteligentes.

A tecnologia de E/S Thunderbolt oferece dois canais no mesmo conector, com 10 Gbps de taxa de transferência em ambas as direções. Ou seja, maior rapidez e flexibilidade. Com essa tecnologia você move dados de e para os periféricos até 20 vezes mais rápido que USB 2.0 e até 12 vezes mais rápida que FireWire 800. E você ainda tem largura de banda mais do que suficiente para encadear vários dispositivos de alta velocidade usando um hub ou switch. Por exemplo, conecte vários discos externos de alto desempenho, um dispositivo de captura de vídeo e até mesmo um monitor a uma cadeia Thunderbolt, sem interferir na taxa de transferência.

E/S de alta velocidade

Maior desempenho até na tela.

A tecnologia de E/S Thunderbolt é compatível com o Apple Thunderbolt Display, os monitores com Mini DisplayPort e também com os monitores com DisplayPort, DVI, HDMI e VGA com o uso dos respectivos adaptadores. Tudo para que você possa conectar o seu Apple LED Cinema Display ou qualquer outro, além de vários dispositivos de alta velocidade, tudo a partir de uma única porta.

Nenhum projeto é grande demais.

Com a Thunderbolt, você tem tudo o que precisa para criar um ambiente de vídeo profissional com o seu MacBook Pro ou iMac como com o Mac Pro. Se você for editor de vídeo, imagine usar só uma porta para conectar armazenamento de alto desempenho, monitor de alta resolução e dispositivos de captura de vídeo com alta taxa de quadro para cuidar de toda a pós-produção de um filme. A tecnologia de E/S Thunderbolt permite que você encadeie até seis periféricos Thunderbolt, incluindo um Apple Thunderbolt Display, uma Promise Pegasus RAID e um LaCie Little Big Disk1. Você pode até terminar a cadeia com um Apple LED Cinema Display.

E isso é só o começo. Com a tecnologia Thunderbolt, os fabricantes de periféricos finalmente têm o que precisam para levar os dispositivos de alto desempenho das estações de trabalho e dos avançados desktops para qualquer outro tipo de computador.

Desempenho da Thunderbolt na Promise Pegasus R6

E/S de alta velocidade

Até 800 megabytes por segundo2.

Thunderbolt
864 MB/s (leitura) 746 MB/s (gravação)
FireWire 800
93 MB/s (leitura) 77 MB/s (gravação)
USB 2.0
41 MB/s (leitura) 28 MB/s (gravação)

Desempenho dos fluxos

Até 8 fluxos de 720p simultâneos descompactados3.

Thunderbolt
8
fluxos
FireWire 800
1
fluxo
USB 2.0
0
fluxos

Dispositivos prontos para Thunderbolt.

Em breve você conseguirá conectar vários dispositivos capacitados para Thunderbolt1. Veja alguns dos primeiros:

Monitores

  • Apple Thunderbolt Display

Armazenamento

  • Promise Pegasus R4 e Pegasus R6
  • LaCie Little Big Disk
  • Sonnet Fusion RAID

Captura de vídeo

  • Blackmagic UltraStudio 3D
  • Matrox MX02

Adaptadores

  • Adaptador Promise SAN Link Fibre Channel
  • Adaptador Sonnet Allegro FireWire 800
  • Adaptador Sonnet Presto Gigabit Ethernet
Saiba mais sobre a tecnologia Thunderbolt. Acesse Intel.com
  1. Confira a disponibilidade no site dos fabricantes.
  2. Testes conduzidos pela Apple em abril de 2011 usando unidades de pré-produção do iMac de 27 polegadas, com Intel Core i7 de 3,4GHz, unidades de pré-produção da Promise Pegasus R6 e unidades já comercializadas da Promise SmartStor DS4600. Os testes usaram Iometer 2006.07.27 com ramp-up de 30 segundos, execução durante 5 minutos, tamanho de solicitação de 512KB, 8 E/Ss adicionais, arquivo de teste de 500GB na Promise Pegasus R6 e arquivo de teste de 50GB na Promise SmartStor DS4600. Os testes de desempenho foram conduzidos com computadores específicos, de forma a refletir o desempenho aproximado do iMac.
  3. Testes conduzidos pela Apple em abril de 2011 usando unidades de pré-produção do iMac de 27 polegadas, com Intel Core i7 de 3,4GHz, unidades de pré-produção da Promise Pegasus R6 e unidades já comercializadas da Promise SmartStor DS4600. Os testes foram conduzidos com Final Cut Pro 7.0.3 usando clipes diferentes de 10 minutos, simultaneamente, para cada tipo de conteúdo. Os testes de desempenho foram conduzidos com computadores específicos, de forma a refletir o desempenho aproximado do iMac.

Compre na Apple Online Store (0800-761-0867), encontre um revendedor autorizado ou centro de serviço.

Copyright © 2011 Apple Inc. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário