domingo, 17 de agosto de 2014

Pequenas modificações que evitam acidentes de transito!



Muito se fala em imprudência dos motoristas e direção perigosa como principais causadores de acidentes de transito! Porem somos humanos e sempre seremos sujeitos a erros. Apesar disso temos inteligência suficientes pra criar algumas situações e mecanismos que diminuem e atenuam e muito estes erros. Além de boa sinalização das estradas e respeito dos motoristas às leis de transito, pequenas modificações físicas nestas e nos carros são capazes de diminuir e muito os acidentes fatais de transito!
Veja 15 modificações que reduzem acidentes de transito:

1-duplicação das vias

Aquela que eu considero a mais importante de todas é a duplicação das vias! Grande parte dos acidentes ocorre por excesso de velocidade e ultrapassagens proibidas.
A duplicação da via permite que esses dois tipos de erros dos motoristas tenham seus riscos minimizados. Permite ultrapassagem segura na maioria das vezes e também permite vias com maiores velocidades além de praticamente acabar com as chances de colisão frontal, aquela que mais mortes causa entre os acidentes! Porem nem todas as vias permitem sua duplicação, e também seu custo é muito alto! Nesses casos há uma alternativa abaixo!
   

2-Criação de terceiras faixas onde a duplicação não for possível.
Nas vias onde a duplicação seja proibida a construção de terceiras faixas em todos os trechos onde for viável permite que os motoristas ultrapassem com segurança e também podem empreender maior velocidade!
Além disso diminui os congestionamentos. Os caminhões são sabidamente os maiores causadores de transito lento nas estradas. As terceiras faixas permitem que estes concedam passagem segura aos veículos mais rápidos sem que precisem invadir a faixa contraria!
   


3-Sinalizadores na pista
Os sinais luminosos colocados na pista são mais eficientes que as faixas para orientar os motoristas do trajeto noturno. Os sinais luminosos maiores e mais compactos também podem ser uteis para evitar ultrapassagem em locais proibidos já que formam quase uma barreira na divisão das pistas que inibe a ultrapassagem. Também são eficientes em alertar o motorista sonolento quando o carro sai de sua pista servindo de um alerta que deve descansar!Alem disso permitem ao motorista trafegar com luz baixa, evitando ofuscamento da visão do outro motorista o que também reduz acidentes!Na holanda ja há inclusive faixas que brilham no escuro!
        



4-Áreas de escape nas curvas!
As áreas de escape minimizam os acidentes durante as curvas sobretudo à noite. Além disso, também permitem fuga e desvios durante um acidente iminente evitando colisões tanto nas curvas quando nas retas!
 

5-depressões nas pistas.
As pequenas depressões ou sinalizadores antes de trechos perigosos são capazes de chamar a atenção dos motoristas. Principalmente aqueles que estejam sonolentos. Permite que fiquem alertas antes de curvas e pontes causadoras de grandes acidentes durante a madrugada e inicio da manhã!


      

6-Lombadas antes de faixas de pedestres
Os pedestres são mais lentos que os carros. Porem tem prioridade ao atravessar a pista. Isso não eh muito prudente pois permite abuso de alguns pedestres que atravessam em vias onde ate mesmo o sinal verde esta aberto para os veículos. Os atropelamentos nestes pontos, sobretudo de idosos, podem ser praticamente anulados construindo-se lombadas bem sinalizadas alguns metros antes da faixa. Permite aos veículos reduzirem a velocidade e prestar mais atenção ao transito de pedestres. Além disso, faixas de pedestres elevadas permitem que estes, principalmente se mais idosos, atravessem mais rapidamente , já que elimina degraus e depressões!



7-lombadas pintadas
As placas de sinalização de lombadas muitas vezes não são percebidas pelos motoristas fazendo alguns se surpreenderem com as lombadas e frearem bruscamente. Pinturas e sinais luminosos adequados nessas lombadas acabam com esse problema!

 

8-passarelas subterrâneas
Em vias de transito rápido muitas vezes o transito de pedestres é proibido. Apesar disso muitos destes se arriscam para tentar encurtar o caminho. Em muitos dos caos existe inclusive uma passarela alta próximo porem eles privilegiam a via por ser mais rápida!
Construir passarelas subterrâneas resolve esse problema. Além de elas serem de mais fácil acesso que pelas grandes rampas das passarelas elevadas também permitem a criação de um comercio local gerando empregos numa "galeria". Nas estradas onde o transito de pedestres for proibido a falta de calçada ou área para pedestres evita o transito destes próximo a via!
   

9-veículos com sirene!
Sim isso não existe em carros particulares. Somente em veículos da policia e outros oficiais. Porém é algo que reduz e muito os acidentes. Grande parte dos atropelamentos e colisões se da por distração dos envolvidos. Isso envolve basicamente a visão destes que esta desviada do foco da via. Porem podemos apelar para outro sentido nosso: A AUDIÇÃO que sempre esta alerta e não esta sujeita a se focar em apenas um item como nossa visão.
Colocando sirenes com som frontal alternante ( e não continuo) diferente das sirenes policiais ou ambulâncias faríamos com que todos se mantivessem alertas diante da aproximação de um carro! A sirene poderia ser como um tic tac de relógio ou toque de telefone comum, que soasse a cada 3 segundos, alertando da aproximação do veiculo. Além de acabar com atropelamentos de pedestres também ajudaria a evitar colisões já que o próprio motorista também ouviria o seu próprio som aumentar pela aproximação com outro veiculo, num efeito Doppler!Colocar sirenes em todos os veículos reduziria em muito os atropelamentos.Antes que pensem não iria aumentar o barulho nas vias.As sirenes podem ser direcionadas para a frente do veiculo concentrando o barulho neste local!
10-veículos automáticos
Num futuro muito próximo vamos eliminar o principal fator causador de acidentes: o homem. Veículos automáticos irão dirigir para nós, permitindo que fiquemos com nossas mãos livres para conversar com a família ou ver o mapa no celular e até que possamos dormir! Esperemos que seja o fim dos acidentes automobilísticos!


11-motoristas descansados.
Nesse ponto há um grande culpado: os caminhoneiros. Estes viajam durante horas e durante milhares de km, muitas vezes sobre efeito de drogas para cumprir os seus horários, além de muitas vezes dirigirem com imprudência, devido o porte de seus veículos. Para minimizar esse problema não existe uma solução fácil. Há uma lei que obriga que o caminhoneiro descanse de tempos em tempos, porem ela só se aplica no caso de empresas devidamente registradas na maioria das vezes. Porém muitos caminhoneiros trabalham por conta própria, dirigindo pra si mesmo não prestando contas a ninguém de seu descanso. Para estes quando mais rápido cumprirem sua jornada mais cedo voltam pras suas famílias e também permite que peguem mais cargas aumentando sua renda que os coloca em risco!
Uma alternativa ,acredito que inviável, seria proibir o transito de veículos de carga em determinado horário, por exemplo, das 23 horas até as 5 da manha, nas estradas federais. Isso obrigaria os motoristas a pararem e dormirem nesses períodos! Motoristas que precisassem dirigir durante esse período deveriam solicitar com antecedência na policia rodoviária uma autorização para transitar livremente!

12-Condições da estrada
As estradas brasileiras são péssimas e pouco conservadas! Esse é um dos grandes responsáveis por acidentes de transito! Como o investimento público é precário a solução continua sendo a privatização dos trechos mais violentos e dos mais importantes, cobrando um preço justo elo trafego! 

13-Viadutos no lugar de rótulas
As rotulas são boas opções para  cruzamentos pouco movimentados.porem em cruzamentos com transito intenso ao invés de ajudar a rotula acaba atrapalhando o transito e promovendo acidentes!Substitui-las por viadutos é o ideal pois estes tornam o transito mais fluido e acaba com acidentes.Em lugares onde o custo não se justificar semáforos são a alternativa ideal!


14-Guard rail
Curvas perigosas , pontes e vias em montanhas ou morros devem ter o guard rail para evitar desastres!
  

15-passagens inferiores e pontes verdes para evitar acidentes com animais
Atropelar um animal alem de ser ecologicamente incorreto pode trazer graves consequências para o motorista!Os acidentes ocorrem sobretudo à noite e muitas vezes não há possibilidade de parar ou desviar!As passagens inferiores, também chamadas de passagens de fauna, e também as pontes verdes( no caso de áreas de preservação ambiental) resolvem o problema permitindo que os animais atravessem a pista com segurança, diminuindo os acidentes com animais e preservando a fauna local!Confira outros exemplos de pontes verdes pelo mundo!

Ecoduto    

Esqueci de alguma?Comente abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário