quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

COMO MUDAR OS JUMPERS PARA MASTER/SLAVE


Bem tive problemas para configurar um HD da Seagate aqui no meu pc e fiquei em duvida quanto a configuração dos Jumper (pinos que ficam na parte traseira dos hds) e fui buscar informações.
Tudo pode variar ,portanto consulte o site do fabricante para se informar melhor.Pra a maiora dos hds funciona assm:

jumper no pino 1:MASTER
jumper no pino 2:CABLE SELECT
sem jumper:SLAVE.

Master / Slave
Na maioria das condições que a 
configuração padrão MASTER ou Slave deve funcionar. HDs da Seagate e da marca Maxtor vem diretamente da fábrica configurado como um dispositivo Master. Se a unidade vai ser instalada como o único dispositivo no cabo , ou vai ser instalado como drive de boot, então a configuração padrão Master poderá ser utilizada sem problemas. Basta ter em mente que o dispositivo mestre deve estar sempre preso à extremidade (preto) do conector no cabo Ultra ATA (UDMA) (este cabo é fornecido com a caixa de varejo).

Se a unidade vai ser instalada como um dispositivo secundário para outro disco rígido deve-se usar a configuração Slave descrito no diagrama de jumpers. Um dispositivo escravo deve sempre ser ligado ao conector (cinza) do meio do cabo de fita.

Nota: Os discos rígidos nunca deve ser configurado como um dispositivo escravo para um CD-ROM ou DVD. 

Cable Select
Cable Select (CS) é uma alternativa - plug and play - para configurar dispositivos ATA ou ATAPI. Nesta configuração, ambas as unidades mestre e escravo utilizam a mesma configuração de jumper (ou seja, ambos os dispositivos estão definidos para Cable Select). O MASTER da unidade ou SLAVE será determinado pelo conector do drive  (conector preto para o mestre, conector cinza para escravo). Muitos dispositivos ATAPI, como CD-ROM e drives de DVD ou discos rígidos ATA de outros fabricantes, pode vir pré-configurado como Cable Select. Esta opção deve ser levada em consideração na instalação de uma unidade ATA novo com todos os dispositivos existentes ou ATA ATAPI que se pode empregar Cable Select como sua configuração padrão.

Nota: Para usar esta opção você deve usar a fita cabo Ultra ATA fornecidos em sua caixa de varejo.
    

                                                                                             Image
                                                                          Modelo maxtor mostrando as possíveis configurações de master ,slave e cable select


                                                       master.JPG
                                                                                             um seagate e sua posição de jumper para MASTER


                                                       slave.JPG
                                                                                                                O mesmo hd como SLAVE



    Configuração de jumpers do HD e do CD-ROM


    Atualmente, além do disco rígido, conectamos vários outros periféricos nas interfaces IDE do micro, como CD-ROMs, Zip drives, drives LS-120, entre outros.

    Encontramos no micro duas interfaces IDE, chamadas de IDE primária e IDE secundária. Cada interface permite a conexão de dois dispositivos, que devem ser configurados como Master (mestre) e Slave (escravo). O mestre da IDE primária é chamado de Primary Master, ou mestre primário, enquanto o Slave da IDE secundária é chamado de Secondary Slave, ou escravo secundário. Esta configuração é necessária para que o BIOS possa acessar os dispositivos, além de também determinar a letra dos drives.

    Um disco rígido configurado como Master receberá a letra C:, enquanto outro configurado como Slave receberá a letra D:. Claro que estas letras podem mudar caso os discos estejam divididos em várias partições. Estudaremos a fundo o particionamento do disco rígido no próximo capítulo

    A configuração em Master ou Slave é feita através de jumpers localizados no disco rígido ou CD-ROM. A posição dos jumpers para o Status desejado é mostrada no manual do disco. Caso você não tenha o manual, não se preocupe, quase sempre você encontrará uma tabela resumida impressa na parte superior do disco:

    Geralmente você encontrará apenas 3 opções na tabela: Master, Slave e Cable Select. A opção de Cable Select é uma espécie de plug-and-play para discos rígidos: escolhendo esta opção, o disco que for ligado na extremidade do cabo IDE será automaticamente reconhecido como Master, enquanto o que for ligado no conector do meio será reconhecido como Slave.

    O problema é que para a opção de Cable Select funcionar, é preciso um cabo flat especial, motivo pelo qual esta opção é pouco usada. Configurando seus discos como Master e Slave, não importa a posição do cabo IDE. Você poderá conectar o Master no conector do meio, por exemplo, sem problema algum, já que o que vale é a configuração dos jumpers.

    Numa controladora, obrigatoriamente um dos discos deverá ser configurado como Master, e o outro como Slave, caso contrário haverá um conflito, e ambos não funcionarão.

    Em alguns discos, além das opções de Master, Slave e Cable Select, você encontrará também as opções "One Drive Only" e "Drive is Master, Slave is Present". Neste caso, a opção one drive only indica que o disco será instalado como Master da controladora, e que não será usado nenhum Slave. A opção Drive is Master, Slave is Present, indica que o disco será instalado como Master da controladora mas que será instalado também um segundo disco como Slave.

    Uma última dica sobre este assunto é que em praticamente todos os discos, ao retirar todos os jumpers, o HD passará a operar como Slave. Caso você não consiga descobrir o esquema dos jumpers de um disco, poderá apelar para este macete para instalá-lo como Slave de outro. Mais uma dica é que em quase todos os casos você poderá conseguir o esquema de configuração de jumpers no site do fabricante do HD, mesmo no caso de HDs muito antigos. Estes dias localizei o esquema de configuração de um Western Digital fabricado em 1995, sem maiores dificuldades.

    A posição dos jumpers no HD varia de modelo para modelo, mas normalmente eles são encontrados entre os encaixes do cabo flat e do cabo de força, ou então na parte inferior do HD.

    No caso dos CD-ROMs IDE, a configuração dos jumpers é ainda mais fácil, sendo feita através de um único jumper de três posições localizado na sua parte traseira, que permite configurar o drive como Master, Slave ou Cable Select. Geralmente você encontrará também uma pequena tabela, indicando a posição do jumper para cada opção. "MA" significa Master, "SL" Slave e "CS" Cable Select. É quase um padrão que o jumper no centro configure o CD como Slave, à direita como Master e à esquerda como Cable Select, sendo raras as exceções.

    Ao instalar dois dispositivos numa mesma interface IDE, ambos compartilharão a interface, causando perda de desempenho. Por isso, é sempre recomendável instalar um na interface primária e outro na interface secundária. Ao instalar um HD e um CD-ROM por exemplo, a melhor configuração é o HD como Master da IDE primária e o CD-ROM como Master ou mesmo Slave da IDE secundária.

    . Se duas unidades serão conectadas ao cabo ATA:
    1-A unidade de inicialização existente deve ser ligado ao 
    conector preto

    2-A nova unidade deve ser ligada ao conector cinza.

    3-Se a nova unidade vai ser o único dispositivo no cabo da ATA, ligá-lo
    no conector preto no cabo.
    4-Conecte os cabos de alimentação para todos os dispositivos conectados ao caboATA.

                                                                                                       conectores.JPG



Nenhum comentário:

Postar um comentário