terça-feira, 20 de abril de 2010

Mude o nome do botão Iniciar e personalize seu menu

Por Andressa Xavier

Deixe o Menu Iniciar totalmente personalizado, adicionando seu nome a ele

Em tempos em que capacidade de personalização faz toda a diferença nos serviços e programas oferecidos na internet, também há espaço para a divulgação de algumas dicas mais conhecidas por usuários avançados. O Menu Iniciar é um dos melhores amigos no seu computador, sendo utilizado freqüentemente para executar aplicativos. Mas, assim como as peças do seu guarda-roupas, ele precisa de novidades para que não se caia na rotina.

Softwares como o Vista Start Menu e o Aston2 Menu são ótimos exemplos de como podemos enriquecer a aparência do menu e incorporar recursos úteis. O Vista Start Menu, por exemplo, se encarrega de deixar o Menu Iniciar com um visual semelhante ao último sistema operacional da Microsoft, o Windows Vista, agregando os ícones de forma mais amigável, além de dispor do sistema de busca através da barra.

Já o Aston2 Menu vem com algumas skins e funcionalidades originais para o menu, tais como: relógio, calendário e previsão do tempo. Também apresenta o sistema de pesquisa do Windows acessível rapidamente. Porém, e se você somente quiser alterar o nome do Menu Iniciar? Veja como a seguir.

Para quem deseja radicalizar

Seguindo alguns passos, você pode alterar o nome do Menu Iniciar. É trabalhoso, mas está longe de ser complicado. Primeiramente, baixe o seguinte programinha: Resource Hacker. Descompacte-o onde preferir e execute-o. Clique no menu File (Arquivo) e em Open (Abrir). Em seguida, busque pela pasta C:/Windows.

Abra a pasta WINDOWS

 

Ao abrir a pasta WINDOWS, localize e execute o arquivo "explorer.exe". Note que o menu esquerdo da tela do programa vai listar algumas pastas referentes a este arquivo. Agora, abra a pasta String Table.

Abra a pasta String Table

Selecione a pasta 38, assinalada com o número 2 e depois clique sobre o arquivo 1046 (assinalado com o número 2 na imagem a seguir).

Siga os passos para mudar seu botão iniciar.

Feito isto, altere a palavra "Iniciar" (linha 595 e identificada com o número 4 na imagem acima) para o nome desejado — não se esqueça que este nome deve estar entre aspas. Depois, clique no botão "Compile Script". Repita o mesmo processo com a pasta 37, localizada no diretório "String Table". Neste caso, você irá editar a linha 578.

Edite o arquivo 1046 da pasta 37

Após isso, pressione novamente a opção "File" e escolha a opção "Save as… "(Salvar como), salve o arquivo com o nome de explorernovo.exe.

Salve o arquivo com o nome determinado.

Feito isso, clique no Menu Iniciar e em Executar. Escreva regedit e pressione OK. Siga para a seguinte pasta: HKEY_LOCAL_MACHINE > SOFTWARE > Microsoft > Windows NT > CurrentVersion > Winlogon. Encontre o arquivo Shell e dê dois cliques, altere o valor da chave para explorernovo.exe.

Modifique o nome do arquivo.

Pronto! Basta reiniciar o computador que o nome estará alterado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário