sexta-feira, 7 de maio de 2010

Google pode liberar Codec para estimular HTML5

Circulam pela internet rumores de que a Google irá liberar em breve o codec de vídeo VP8 sob uma licença Open Source. Originalmente criado por uma empresa chamada On2, o VP8 caiu nas mãos da Google quando a empresa adquiriu a On2 no ano passado.

A idéia, segundo o site NewTeeVee, é usar o VP8 para incentivar a adoção de vídeo no formato HTML5 como substituto dos populares vídeos em Flash. Atualmente a alternativa é o formato H.264, que é amarrado por patentes e royalties para licenciamento. Quando foi anunciado, a On2 alegava que o VP8 era imensamente superior ao H.264, empregando "mais de quarenta inovações" para atingir alta eficiência de compressão.

O formato H.264 é usado pelo YouTube e o preferido pela Apple, que sempre faz "cara de nojo" para implementações abertas (e, portanto, mais propensas a escapar do controle da empresa).

O suposto lançamento do VP8 sob uma licença Open Source seria feito durante a conferência para desenvolvedores Google I/O, que acontece entre 19 e 20 de Maio no Moscone Center em San Francisco, na Califórnia, Estados Unidos. Segundo os rumores, Google Chrome e Mozilla Firefox já teriam suporte ao codec, o que o tornaria "amplamente aceito" quase que instantaneamente.

Se o anúncio se concretizar, não será a primeira vez que um codec da On2 se torna um produto Open Source. Em junho de 2002 a empresa doou seu codec VP3 à Xiph.org, que o utilizou como base para o codec de vídeo em código aberto que hoje é conhecido como Ogg Theora ¿ não por acaso, o formato de vídeo escolhido pela Wikipédia em sua futura migração para HTML5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário